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Aulas extracurriculares — como usá-las para captar mais alunos?

Todo ano a realidade se repete: na hora de rematricular seus filhos na instituição onde já estudam ou buscar uma nova opção, os pais se deparam com uma série de ofertas. Nesse momento de decisão, o que faz com que a sua escola se destaque das demais? Qual é o grande diferencial que pode ajudá-lo a captar mais alunos e fazer a escola crescer?

De modo geral, o currículo das escolas costuma ser muito parecido. Todas ensinam as disciplinas básicas — Matemática, Português, História, Ciências, e assim por diante. No entanto, uma excelente opção de diferenciação é a oferta de aulas extracurriculares. Você sabe como utilizá-las para atrair alunos?

Se você ainda não utiliza esse recurso, este post foi feito para ajudá-lo! Vamos explicar como reforçar seu diferencial competitivo por meio das atividades extracurriculares e fazer delas um apoio para sua estratégia de marketing. Confira!

1. O que é diferencial competitivo?

“Por que devo matricular meu filho na sua escola? Qual é seu diferencial competitivo?” Se um pai fizesse essa pergunta a você hoje, qual seria sua resposta? Para muitos gestores, vêm à mente afirmações como um corpo docente qualificado, material didático inovador, metodologia atrativa, boa estrutura, uso de tecnologia, entre outras opções.

Mas o fato é que, quando se trata de uma escola, esses itens não são considerados um diferencial competitivo. Eles são requisitos básicos para o funcionamento de uma instituição de ensino.

Alguns desses itens podem até ser considerados uma vantagem competitiva, ou seja, são atributos que diferenciam a escola dos concorrentes. Se o seu material didático é exclusivo, por exemplo, essa é uma ferramenta de diferenciação.

Porém, quando falamos no diferencial competitivo de uma escola, é preciso entender que ele se refere a características que fazem sua instituição parecer única na visão do seu público. São atributos que eles entendem que não encontram em nenhum outro concorrente e que embasam sua escolha.

Um bom exemplo de diferencial competitivo é a oferta de aulas extracurriculares. Se as atividades que a instituição disponibiliza não são oferecidas pelos seus concorrentes, esse é um bom mecanismo de diferenciação. Mas como usá-las para captar mais alunos?

2. Como usar as aulas extracurriculares para captar mais alunos?

É muito importante que, para obter um bom retorno com a oferta de aulas extracurriculares, elas sejam adequadas ao perfil dos seus alunos. Por isso, é essencial analisar com cuidado a sua comunidade educacional  e identificar quais são as suas principais necessidades. A partir desse estudo, pense em atividades que não são oferecidas pelos concorrentes e que vão ao encontro desses anseios.

Por incrível que pareça, nem sempre a atividade extracurricular precisa ser algo mirabolante ou extremamente inovador. Pense em uma escola de Ensino Médio, por exemplo. Nessa etapa, os alunos estão cheios de dúvidas em relação à escolha profissional e ainda sofrem a pressão para terem um bom desempenho no vestibular.

Nesse caso, o que você acredita que será um diferencial competitivo mais relevante — oferecer aulas de robótica ou um programa de acompanhamento do Ensino Médio, com atividades de identificação da vocação, acompanhamento pedagógico para potencializar a aprendizagem e curso preparatório para o ENEM / vestibular? É possível que a segunda opção atenda melhor às necessidades das famílias.

Porém, ao mesmo tempo, pode ser que outras escolas ofereçam atividades semelhantes para os alunos desse nível de ensino. Nesse caso, você precisa pensar em características que tornem seu programa melhor e mais efetivo que o dos concorrentes. Dessa forma, as pessoas entenderão que sua instituição tem um projeto único, que apresenta vantagens em relação aos demais.

Portanto, antes de escolher as aulas extracurriculares pensando em captar mais alunos, avalie se o programa proposto:

  • atende às necessidades do seu público;
  • é uma iniciativa valorizada pelo seu público;
  • permite a quantificação de resultados.

Além dessas características, o ideal é que a concorrência tenha alguma dificuldade para imitar suas atividades extracurriculares. Por isso, inove no programa realizado ou garanta que a qualidade seja tão evidente a ponto de destacar sua instituição.

3. Como se diferenciar e captar mais alunos?

Como você pode perceber, a efetividade das suas aulas extracurriculares para captar mais alunos dependerá da adequação delas ao perfil da clientela e às necessidades das famílias. Aliás, elas podem variar muito de acordo com o próprio nível de ensino.

Assim, as famílias de alunos pequenos podem ser mais propensas a se interessarem por aulas extracurriculares de música, esportes, robótica, informática, artes e idiomas, por exemplo. Considerando o fato de que muitas crianças não têm a oportunidade de brincar livremente no dia a dia, é possível que os pais queiram oportunizar esse tipo de experiência.

Já para alunos no final do Ensino Fundamental e Médio, é provável que o interesse seja maior em atividades com foco acadêmico e preparatório para o ingresso na universidade. Programas de intercâmbio também funcionam bem.

Porém, em todas essas opções é necessário divulgar as iniciativas da escola por meio de um bom projeto de marketing. Dessa forma, tanto os pais quanto a comunidade ficarão cientes das atividades realizadas da escola, perceberão os benefícios dos programas oferecidos e terão seu interesse desenvolvido.

Entendeu como sua escola pode usar as aulas extracurriculares como um diferencial competitivo e captar mais alunos? Quer aprofundar seu conhecimento sobre o tema e entender como essa iniciativa pode ser divulgada de forma eficaz? Entre em contato conosco agora mesmo!

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