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Como iniciar seu projeto de SEO

Quer estar visível ao mundo? Aposte em SEO

A cada dia que passa, mais empresas surgem, migram ou desenvolvem suas versões online. Contudo, a verdade é que é necessário muito mais do que estar presente na internet para conseguir efetivamente vender os seus produtos ou serviços online.

Por isso, hoje trazemos algumas dicas que podem ajudar a posicionar corretamente o seu negócio online através de técnicas online e offline para favorecer o seu SEO.

O que você precisa para iniciar o seu projeto de SEO

Search Engine Optimization, ou SEO, é o conjunto de práticas e características que favorecem seu site nos rankings das ferramentas de busca, como o Google, Bing, Yahoo e outros. Existem muitas áreas da computação e ferramentas a partir das quais você pode começar a melhorar o seu posicionamento nestes buscadores.

Contudo, antes disso é necessário conhecer os serviços fundamentais para basear seu futuro projeto de posicionamento online. Estamos falando de hospedagem, domínio e web design.

Assim sendo, o primeiro passo para um SEO bem estruturado é o registro de domínio. Escolher o nome do domínio é a primeira decisão importante que você precisa tomar, uma vez que o mesmo vai influenciar diretamente a forma como o Google irá relacionar o seu site com os serviços e / ou produtos que você tem para vender. Caso você encontre um bom domínio que ainda não foi comprado, o custo tende a ser baixo, do contrário, quanto maior o valor semântico, maior o custo de se adquirir um endereço que já tenha um dono.

Outro aspecto importante a ter em conta é a hospedagem escolhida para hospedar esse domínio. No entanto, a verdade é que a mesma pode ser sempre modificada e expandida de acordo com as necessidades que vão surgindo no seu negócio.

Muitas empresas concorrem nesta área e a escolha deve se basear nas diferentes funcionalidades oferecidas pelo valor cobrado. Algumas oferecem construtores de sites, caixas de e-mail profissionais, outras oferecem flexibilidade nas configurações.

Mais um fator que se deve ter em conta é o design do site, uma vez que o seu intuito é que o consumidor passe algum tempo a explorar o que você tem para oferecer.

Se o design não for atraente e favorecer a navegação, a tendência é baixar sua posição no ranking, pois o Google considera o tempo de permanência dos usuários na navegação e também para onde eles vão após visitar cada página. Se os usuários dedicam pouco tempo ou abandonam a navegação após vistar seu site, o buscador vai penalizar o mesmo.

Porque investir em SEO

É importante frisar que o SEO é essencial para que o seu site chegue até a sua audiência. Um dos principais motivos para isso, passa pelo fato de os algoritmos dos diferentes motores de buscas, (Google, Bing, Yahoo, etc..) estarem concebidos para apresentarem aos clientes apenas os melhores resultados (de todos os existentes) para os termos de pesquisa que são indicados.

Assim sendo, uma boa estratégia de SEO, também anda junto com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, pois uma divulgação baseada em conteúdos únicos, originais e informativos são praticamente meio caminho andado para conseguir destacar-se dos seus concorrentes.

Desta forma, podemos dizer que otimizar seu SEO é tão importante para as pequenas empresas, pelos seguintes motivos:

  • Ajuda a atrair novos clientes;
  • Promove a sua marca de forma autônoma;
  • Aumenta a sua probabilidade de venda em relação à concorrência;
  • Aumenta e reforça a sua reputação;
  • Permite que no longo prazo  o retorno sobre os investimentos em conteúdo sejam maiores;
  • Divulga o conhecimento da sua empresa sobre determinado tema;

Outra questão importante é que ao construir um plano coerente de SEO, deve ter em conta o seguinte:

  • Decida se será um trabalho interno (se tem um time de marketing que o possa fazer) ou se irá subcontratar o serviço;
  • Analise a sua presença online, faça um diagnóstico de seu volume de tráfego e acompanhe a evolução;
  • Registre os canais onde deseja promover o seu site, as redes sociais em que está inserido e os diretórios de busca (como fóruns de discussão, comunidades, etc.)
  • Registre todos os dados de business intelligence associados a cada um dos registros do excel ou mapa que criou anteriormente (o google analytics irá dar-lhe uma visão geral e detalhada de todos enquanto os insights das plataformas lhe vão dar informações especificas apenas sobre essa rede social ou plataforma)

Conclusão: Uma boa estratégia de SEO para ser iniciada de forma sólida, envolve alguns aspectos técnicos conforme descrevemos acima. Mas este é só o início, pois uma vez iniciado o trabalho, o Marketing de Conteúdo é o motor do bom posicionamento obtido pelas marcas de maior sucesso online.

Observação: Este post foi publicado pela redação da Contentools no dia 03 de novembro de 2017. Leia mais sobre o assunto, clicando aqui!

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