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O processo de atração de novos alunos

Quando falamos sobre Marketing e o processo de atração de alunos é importante ressaltar que as Instituições que adotaram estratégias digitais estão atraindo até 10 vezes mais visitas do que quem não o fez.

Se sua IE superior, escola de educação básica ou cursos técnicos não está atenta a essa tendência, pode ter certeza de que você esta perdendo em competitividade, ficando atrás dos seus concorrentes, atraindo menos alunos e, com isso, fechando menos matrículas e retendo menos alunos.

O PROCESSO DE ATRAÇÃO DE NOVOS ALUNOS.

Em um universo onde os discursos estão cada vez mais parecidos ter um posicionamento claro faz a diferença. Mais do que atrair a atenção deste novo aluno é preciso que ele se identifique com o trabalho pedagógico que a escola está realizando. Assim além de chamar sua atenção ele passará a considerá-la como uma opção para sua necessidade de aprendizagem.

Posicionamento é a chave para se destacar.

O posicionamento é uma percepção que acontece na mente das pessoas, é a forma como elas percebem sua instituição de ensino. Sabe quando você pensa em uma escola e na sequência vem um atributo? Por exemplo, Colégio Atena, aprovação nos vestibulares.

Isso é posicionamento.

A jornada percorrida na atração de novos alunos.

Na perspectiva das frentes envolvidas com a atração e conversão de novos alunos:

  • O time de marketing captura um novo lead;
  • O lead passa por um processo de qualificação;
  • O atendimento entra em contato com o lead para apresentar a instituição;
  • Lead e atendimento entram em negociação;
  • Atendimento realiza a matrícula.

É importante lembrar que a matrícula e sempre resultado do esforço da escola como um todo e que em alguns casos o processo é bem mais complexo. Aqui neste link é possível compreender melhor as etapas mencionadas acima: Gestão do atendimento.

Na perspectiva do futuro aluno que busca um curso ou uma instituição de ensino.

  • O aluno passa a pesquisar sobre um assunto
  • Começa a localizar possíveis soluções, locais, cursos sobre o assunto
  • Identifica as possibilidades
  • Entra em contato com a instituição

Este processo pode ser mais demorado, tudo vai depender da motivação, da dor ou necessidade que está impulsionando o aluno e/ou família a buscar por uma instituição ou curso.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS A SUPERAR.

PMV (Pedagógico, Marketing e Vendas).

Da mesma forma como surgem produtos desenvolvidos de forma unilateral é comum encontrar instituições de ensino que não conectam pontos importantes para uma efetiva abordagem de mercado. (P) pedagógico, (M) marketing e (V) vendas. O resultado desta falta de sinergia entre estas áreas são ações mercadológicas sem “alma”, superficiais e de pouco resultado. É reduzir o potencial que está “tríade” possui em algo do tipo “O curso é este, agora faz um anúncio e matricula os alunos!”.

Leia mais em: Sinais de que o marketing de sua instituição de ensino esta no caminho errado.

A produção de conteúdo.

A produção de conteúdo não é uma novidade para o meio educacional, uma vez que esse produzir “conhecimento” é um dos focos das instituições. Entretanto, usar este conteúdo e/ou adaptá-lo dentro de objetivos de marketing para atração de alunos, com o intuito de atrair e desenvolver o interesse do potencial aluno até que ele esteja pronto para a matrícula ou a compra de um curso ainda é um desafio para muitos.

Uma forma de checar se está no caminho certo é pensar sobre a produção de conteúdo (que vai permear toda sua estratégia digital). É verificar se a “consumo”, engajamento, visualizações e interações. E atenção, se está produzindo conteúdo igual aleatoriamente, sem identificar as personas, está no caminho errado, saiba que isso não tem efeito, é preciso saber para quem se está escrevendo e sobre o que eles querem ler.

“O esforço de identificação da persona alvo parte da investigação do seu cliente real, você deve identificar comportamentos (suas necessidades, de que forma busca soluções e o que o leva a tomar decisões de compra). Isso vai colocar sua estratégia no eixo.”

Carlos Eduardo Ferrari – Gestor de projetos de marketing para marcas e negócios educacionais.

Leia mais em: Sobre promover e impulsionar sua escola.

PROPAGANDO SEU BENEFÍCIO, NÃO SEU PRODUTO.

Não é atrativo para seu futuro aluno (lead), principalmente quando ele é tão conectado à internet quanto os jovens atualmente, ver anúncios desconectados da realidade da escola.

O importante para as instituições de ensino, no contexto do marketing educacional é exaltar os benefícios que a instituição irá oferecer para os alunos. Campanhas que mostram grandes taxas de aprovação são válidas, mas podem ser complementadas com depoimentos de ex-estudantes que hoje estão na faculdade. Da mesma forma que ao invés de falar o quão bom seu método e os seus professores são, mostrar o professor aplicando o método com entusiasmo é ainda melhor.

A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ.

Esse é um grande momento no marketing digital para escolas: estamos vivendo em uma era de transição de comportamentos. Enquanto instituições insistem em modelos tradicionais de marketing, você pode tomar a liderança apostando alto em conteúdo e em sua presença digital.

Tudo o que você precisa é adotar a ideia de um programa contínuo de marketing educacional, constância e um suporte especializado.

Uma dica? Dependendo do estágio de maturidade digital que sua instituição se encontra, uma agência capaz de entender sua instituição pode transformar seu trabalho pedagógico em fonte de atração de alunos e você pode assim, acelerar seu crescimento.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco e venha conhecer a Atena Educacional!

Até a próxima!

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